Pa grandes Temas de59 Os animais das profundezas Atividade 1 o que você já sabe




Yüklə 8.83 Kb.
tarix21.04.2016
ölçüsü8.83 Kb.



PA_Grandes_Temas_DE59

Os animais das profundezas

Atividade 1 – O que você já sabe

Esta DE irá tratar sobre os animais que vivem em grandes profundidades nos oceanos, principalmente a lula gigante, que até algum tempo pessoas duvidavam de sua existência. Para começar, os alunos irão aprender que o mar pode ser dividido em duas regiões: aquela em que penetra a luz do Sol e aquela em que não penetra.

Antes que eles vejam o infográfico, pergunte qual região eles acham que é a maior: a com luz ou a sem. Depois, peça para eles imaginarem como seria uma região onde nunca existe a luz do Sol – será que mudam muitas coisas? Depois dessas perguntas, oriente-os a ver o infográfico e comparar os seres vivos que habitam cada uma dessas regiões.

Atividade 2 – A lenda do Kraken

Nesta atividade os alunos irão saber um pouco mais sobre a lenda do Kraken. Comente que as antigas civilizações costumavam ter lendas que eram passadas de geração pra geração sobre locais não explorados da Terra. No entanto, algumas dessas lendas possuem uma explicação, e um exemplo é a lenda do Kraken. Depois que a existência da lula gigante foi comprovada, muitos acreditam que o Kraken da lenda nada mais era do que uma lula gigante ou até um pedaço dela (um tentáculo, por exemplo) que apareceu na superfície por algum motivo e instigou a imaginação dos navegantes.

Para saber mais sobre a lenda do Kraken, um trecho do filme Piratas do Caribe é sugerido, quando o navio é atacado pelo ser mítico. O vídeo está em inglês e sem legendas, mas o importante é que os alunos vejam o animal e seu ataque. Depois do vídeo, os alunos irão ler uma matéria sobre as lulas gigantes e colossais.

Atividade 3 – Os seres abissais

Retome a reflexão feita na primeira atividade e liste, com a ajuda dos alunos, as dificuldades que um animal que vive sob a luz do Sol enfrentaria vivendo em um local sem luz. Lembre que sem a incidência de luz do sol, além de ser escura, a região também é fria. Além disso, não existem seres fotossintetizantes lá, o que torna a região com pouco oxigênio e pouca matéria orgânica.

Inicie uma conversa com os alunos, se eles já ouviram falar no termo ‘abissal’ e mostre que dentro da zona afótica existe a região abissal, e que quando falamos em ‘animais abissais’, estamos nos referindo aos animais que vivem nessa região.

Os alunos irão ler alguns textos com fotos de seres abissais e, depois, peça para eles prestarem atenção nas diferenças desses seres para aqueles que vivem na zona fótica, para em seguida responderem à questão online.

Na questão online os alunos serão questionados sobre quais são as adaptações que os seres abissais possuem para viver em grandes profundezas e quais são os fatores que fazem a vida ser difícil na zona afótica dos oceanos. Essas serão as questões norteadoras que servirão de base para o resumo que deverá ser elaborado. Será importante também mencionar no texto sobre adaptações como a baixa densidade populacional, que impede a competição e escassez de recursos; a bioluminescência devido à ausência de luz; boca e estômago grandes para capturar grandes quantidades de alimento, devido novamente à escassez; grande ocorrência de animais carnívoros por não ter algas no local sem luz; olhos superpotentes que conseguem enxergar sem luz e até estrutura óssea e corporal para aguentar a grande pressão.

Atividade 4 – Curiosidades sobre as profundezas

No final desta DE, os alunos irão ter acesso a mais links com fotos e curiosidades sobre os seres abissais e as lulas gigantes. Dê um tempo para que eles explorem os links e depois faça uma conclusão com a sala para que eles entendam a relação entre as características extremas de um lugar (no caso a zona afótica) e as adaptações dos animais para viver naquele lugar, mostrando um exemplo claro de evolução.






Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©www.azrefs.org 2016
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə